Simca Gordini - Scaron-Veyron
- 1949
SIMCA GORDINI
A arma de Amédée
A Amédée Gordini recebeu a alcunha de «o mago» do
jornalista Charles Faroux, co-fundador das 24 Horas de Le Mans, por ser capaz
de transformar um carro modesto num bólide de competição. Foi esse o caso do
Simca 8 que ele metamorfoseou.A arma de Amédée
Amedeo Gordini estabeleceu-se em França em 1925 trabalhou em
Itália desde os 10 anos para Edoardo Weber o inventor dos carburadores com o
mesmo nome, aos 14 passou para a Isotta-Fraschini a oficina de um tal Alfieri
Maseratti, algum tempo depois resolveu especializar-se na preparação dos
motores Hispano-Suiza outra marca topo de gama. Em 1930 adoptou o nome de
Amédée ao naturalizar-se Francês, na sua garagem de Suresnes trabalhou com a
FIAT e mais tarde com os Simca.
Nas oficinas de Gordini tudo era uma corrida contra o tempo pois os meios eram muito limitados, Jean Frisch engenheiro estagiário lembra que tudo se fazia sem planeamento prévio Gordini dava uma olhadela e as suas ultimas instruções e depois a peça acabava confiada ao desenhador e só então realizava o plano, por falta de meios os protótipos eram validados em plena prova e se fosse necessário alguma modificação fazia-se na prova seguinte.
Se na edição de 1939 Gordini e Scaron conseguiram um excepcional 4ºlugar em 1949 os 2 simcas abandonaram rapidamente e em ambos com a mesma avaria na embraiagem o nº9 logo na primeira hora e o nº50 de Scaron e Veyron abandonou também depois de uma volta ao relógio.
Nas oficinas de Gordini tudo era uma corrida contra o tempo pois os meios eram muito limitados, Jean Frisch engenheiro estagiário lembra que tudo se fazia sem planeamento prévio Gordini dava uma olhadela e as suas ultimas instruções e depois a peça acabava confiada ao desenhador e só então realizava o plano, por falta de meios os protótipos eram validados em plena prova e se fosse necessário alguma modificação fazia-se na prova seguinte.
Se na edição de 1939 Gordini e Scaron conseguiram um excepcional 4ºlugar em 1949 os 2 simcas abandonaram rapidamente e em ambos com a mesma avaria na embraiagem o nº9 logo na primeira hora e o nº50 de Scaron e Veyron abandonou também depois de uma volta ao relógio.
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