sexta-feira, 7 de outubro de 2011

24 HORAS DE LE MANS (OS CARROS MAIS EMBLEMÁTICOS)


Simca Gordini - Scaron-Veyron - 1949 

SIMCA GORDINI
A arma de Amédée
A Amédée Gordini recebeu a alcunha de «o mago» do jornalista Charles Faroux, co-fundador das 24 Horas de Le Mans, por ser capaz de transformar um carro modesto num bólide de competição. Foi esse o caso do Simca 8 que ele metamorfoseou.



Amedeo Gordini estabeleceu-se em França em 1925 trabalhou em Itália desde os 10 anos para Edoardo Weber o inventor dos carburadores com o mesmo nome, aos 14 passou para a Isotta-Fraschini a oficina de um tal Alfieri Maseratti, algum tempo depois resolveu especializar-se na preparação dos motores Hispano-Suiza outra marca topo de gama. Em 1930 adoptou o nome de Amédée ao naturalizar-se Francês, na sua garagem de Suresnes trabalhou com a FIAT e mais tarde com os Simca.
Nas oficinas de Gordini tudo era uma corrida contra o tempo pois os meios eram muito limitados, Jean Frisch engenheiro estagiário lembra que tudo se fazia sem planeamento prévio Gordini dava uma olhadela e as suas ultimas instruções e depois a peça acabava confiada ao desenhador e só então realizava o plano, por falta de meios os protótipos eram validados em plena prova e se fosse necessário alguma modificação fazia-se na prova seguinte.
Se na edição de 1939 Gordini e Scaron conseguiram um excepcional 4ºlugar em 1949 os 2 simcas abandonaram rapidamente e em ambos com a mesma avaria na embraiagem o nº9 logo na primeira hora e o nº50 de Scaron e Veyron abandonou também depois de uma volta ao relógio.

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