quinta-feira, 22 de setembro de 2011

JÚLIO RESENDE

Júlio Martins Resende da Silva Dias, nasceu no Porto a 23 de Outubro de 1917 e faleceu ontem em  Valbom,Gondomar, 21 de Setembro de 2011. Era um  um pintor português.
Licenciou-se em Pintura em 1945 pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi aprendiz de Dórdio Gomes. Fez a sua primeira aparição pública em 1944 na I Exposição dos Independentes. Em 1948 partiu para Paris, recebendo formação de Duco de la Haix e de Otto Friez. O trabalho produzido em terras gaulesas é exposto em Portugal em 1949 e as propostas actualizadas que Resende demonstra são acusadas pelos artistas portugueses, definindo a sua vocação de expressionista. A sua arte desenvolve-se numa encruzilhada de pesquisas, cuja dominante será sempre expressionista e lírica. Pintor de transição entre o figurativo e o abstracto, Resende distingue-se também como professor , trazendo à escola do Porto um novo espírito aos alunos que a frequentaram na década de 1960.
A obra pictórica de Júlio Resende revela que ele compreendeu a pintura europeia, porque a observou, experimentou e soube transmitir aos pintores e aos alunos que ele formou na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.
Cavaco Silva referiu-se a ele como "grande Mestre da Arte Portuguesa do último século"
Morreu no dia 21 de Setembro de 2011 aos 93 anos












Sem comentários:

Enviar um comentário