segunda-feira, 5 de setembro de 2011

65 ANOS DE FREDDIE MERCURY


Freddie Mercury. Se estivesse vivo, fazia hoje (05 de Setembro), 65 anos.

Freddie Mercury, cujo nome original era Farrokh Bulsara foi um aclamado músico, cantor e compositor. Vocalistas de uma das bandas rock mais populares dos anos 70 e 80, os Queen, inovadores, sempre actuaram com muita energia. Era notável a genuinidade em todos os elementos, especialmente no falecido Freddie que se personificava com as reacções do público, era uma característica que muitos artistas demonstravam imensa admiração, tais como Kurt Cobain e Axl Rose.

Mercury nasceu na ilha de Zanzibar (na altura uma colónia britânica mas que actualmente pertence à Tanzânia). Este passou a maior parte da sua infância na Índia, onde, aos sete anos, começou a dar os primeiros passos na música ao ter aulas de piano. Sendo um rapaz precoce, aos doze anos formou a sua primeira banda de escola chamada The Hectics, onde tocavam covers de artistas como Cliff Richard and Little Richard. Aos dezassete anos, Freddie e a sua família, mudaram-se para Inglaterra, após terem de fugir de Zanzibar por questões de segurança. Foi na faculdade que conheceu o baixista Tim Staffell, foi seu colega de quarto. Tim tinha uma banda chamada Smile, Brian May e Roger Taylor eram integrantes da mesma. Mercury costumava participar e assistir aos ensaios. Anos mais tarde, em 1970, Tim, deixou a banda e Freddie acabou por ficar como vocalista do grupo que se passou a chamar Queen. No mesmo ano, Mercury conheceu Mary Austin, com quem viveu cinco anos. Foi com ela que assumiu a sua orientação sexual - ele era bissexual- os dois ainda mantiveram uma forte relação de amizade até ao fim da sua vida (nunca casaram ao contrário do que muitos pensam). A música Love of My Life é inspirada em Mary, pois acima de tudo, era o verdadeiro amor dele.

Foi Freddie Mercury que compôs muitos dos sucessos da banda, tais como, Bohemian Rhapsody, Somebody to Love, Love of My Life e We Are the Champions, todos considerados como um hino e serão eternamente reconhecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário