sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mieskuoro Huutajat - homens a gritar


Gritar pode ser uma forma de expressão musical tão legítima como cantar. Que o digam os membros do Mieskuoro Huutajat (que significa literalmente "O Coro dos Homens Urradores"), um grupo de homens da cidade finlandesa de Oulu que têm obtido um enorme sucesso à escala mundial. E o que gritam eles? De tudo um pouco, embora no seu repertório abundem as canções tradicionais finlandesas e os hinos nacionais de vários países, interpretados de uma forma muito peculiar.
Segundo os próprios urradores, tudo surgiu como uma brincadeira no dia 6 de Dezembro do já distante ano de 1987, o dia nacional da Finlândia. Vestidos a rigor de fato escuro e gravata de borracha preta, vinte homens urraram um conjunto de canções tradicionais do seu país, hino nacional incluído, perante uma audiência estarrecida (note-se que os temas interpretados tinham pouco a ver com os originais). Passada a surpresa inicial, o público manifestou-se de forma muito favorável. Estava aberto o caminho para o sucesso.
Actualmente já nada disto é uma brincadeira. As composições são cuidadosamente escolhidas e desconstruídas de modo a serem adaptadas às características vocais do coro. Depois de "adaptadas" já pouco resta dos temas originais. A melodia desaparece e dá lugar a uma estrutura rítmica baseada nas partes essenciais do texto e a expressão pessoal espontânea dos próprios urradores é tida em conta. Há muito humor e muita ironia à mistura.

Sem comentários:

Enviar um comentário