terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Meda, terra de bons vinhos e tradição com história…




Conta a lenda que a povoação original da Meda, se edificou no Vale da Aldeia, a dois quilómetros a norte da actual cidade. No Vale da Aldeia existia uma grande quantidade de formigas que constituía um grande flagelo, chegando mesmo a matar crianças, enquanto os pais, longe de casa, trabalhavam na lavoura das terras. Para fugiram a tal praga, uma família veio fixar-se num lugar ermo, livre de formigas, mas sujeito, certamente, a outros muitos perigos, e daí a denominação de “Quinta do Medo”, que deu nome a esse lugar e onde há vestígios de povoamento luso-romano. Pouco a pouco todos os habitantes acabaram por se fixar neste novo lugar dando origem à povoação da Meda…


Município português, pertencente ao distrito da Guarda, compreendendo 16 freguesias (Aveloso, Barreira, Carvalhal, Casteição, Coriscada, Fonte Longa, Longroiva, Marialva, Meda, Outeiro de Gatos, Pai Penela, Poço do Canto, Prova, Rabaçal, Ranhados e Vale Flor). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 7400 residentes para uma área bruta de 292 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -40%.

Economia
A economia municipal assenta na agro-pecuária e na indústria alimentar, destacando-se ainda o papel da administração local.
Localizada a sul-sudoeste de Vila Nova de Foz Côa, a Cidade de Meda é sede de município e tinha uma população de cerca de 2100 residentes em 1991.

Património
O património mais significativo inclui a torre do relógio (onde antigamente se erguia no alto uma capela), a igreja matriz (fundada no século XVI), o pelourinho (quinhentista), a fonte do Espírito Santo, o solar das Casas Novas (barroco); em Longroiva, a ponte romana e as ruínas do castelo; em Marialva, o pelourinho e as ruínas romanas; em Prova, gravuras rupestres e as ruínas de antas; o pelourinho e a ponte românica, em Aveloso.

História
Meda é uma povoação muito antiga, como o comprovam os vestígios de épocas remotas existentes no município. Foi zona de alguma importância estratégica e recebeu foral manuelino em 1519. O actual concelho foi criado em 1852.


É cidade desde 09 de Dezembro de 2004.






Carregue na imagem para melhor visualização

Sem comentários:

Enviar um comentário