quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

AVATAR

Avatar é um filme de ficção científica escrito e dirigido por James Cameron, estrelando Sam Worthington, Zoë Saldaña, Sigourney Weaver e Stephen Lang. O filme foi produzido por Lightstorm Entertainment e distribuído pela 20th Century Fox. A première em Londres foi no dia 10 de Dezembro de 2009, o lançamento em Portugal foi no dia 17 de Dezembro de 2009.
O filme concentra-se num conflito épico em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri. Em Pandora, os colonizadores humanos e os nativos humanóides, os Na'vi, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa. O título do filme refere-se aos corpos humano-Na'vo geneticamente modificados e remotamente controlados usados pelos personagens humanos do filme para interagir com os nativos.
James Cameron trabalhou no desenvolvimento de Avatar desde 1994, tendo escrito um roteiro de 114 páginas, sendo esse seu primeiro filme após o Titanic. As filmagens deveriam ter-se iniciado logo após Titanic e o filme deveria ter sido lançado em 1999. Em 2006, Cameron desenvolveu a língua e a cultura de Pandora.
O filme foi lançado em formatos 2D tradicional e 3D. A crítica diz que Avatar é uma inovação em termos de tecnologia cinematográfica devido ao seu desenvolvimento com visualização 3D e gravação com câmaras que foram feitas especialmente para a produção do filme. O orçamento oficial do filme foi de 237 milhões de dólares e o facturamento mundial no fim-de-semana de estreia foi de 232 180 000 de dólares, o sétimo maior da história do cinema e o maior para um filme original, que não é adaptação ou sequência. Em menos de um mês Avatar superou um bilhão de dólares de facturamento (o quinto filme a alcançar essa cifra), e é actualmente o filme com maior bilheteria da história. Depois desse facturamento, James Cameron confirmou que seria lançada uma sequência do filme, e, possivelmente, um terceiro filme.

Com um sistema de câmaras mais ágil e mais leve que o próprio Cameron ajudou a projectar há nove anos atrás, a captação de imagens do filme é toda em 3D estereoscópico. A ideia é que o 3D não seja apenas um elemento exibicionista no filme e, sim, que ele tenha uma função de linguagem. Em resumo: você não verá cenas gratuitas apenas para dizer “olha, temos 3D”. A nova dimensão tem uma função na história e desperta sensações específicas no espectador.

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