segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SALTO EM QUEDA LIVRE ULTRAPASSA A BARREIRA DO SOM



Felix Baumgartner, de 43 anos, conseguiu o feito à quarta tentativa na missão "Red Bull Stratos", devido a condições meteorológicas desfavoráveis nas anteriores datas previstas.
O austríaco preparava este salto há já cinco anos, procurando bater quatro recordes mundiais de uma só vez, como o do salto mais alto e mais rápido do mundo que permitirá ultrapassar a barreira do som.
O recorde de salto em queda livre pertencia a um antigo militar norte-americano, Joe Kittinger, por, em 1960, ter saltado a partir de um balão de hélio de uma altura de 36576 metros. Agora, Kittinger, com 83 anos, integra a equipa da "Red Bull Stratos" que apoia Félix Baumgartner.
O pára-quedista saltou em queda livre a 39068 metros de altitude. "Foi mais difícil do que esperávamos", disse na primeira entrevista à televisão austríaca Servus após o bem sucedido salto.
O grande risco que o austríaco enfrentava era poder vir a perder o controlo e começar a girar sobre si mesmo, o que poderia fazer com que perdesse os sentidos. "Durante alguns segundos pensei que ia perder os sentidos", acrescentou, devido à velocidade da queda a 1173 quilómetros por hora, que alcançou em 40 segundos.

in "Jornal de Notícias"

Sem comentários:

Enviar um comentário