quinta-feira, 19 de abril de 2012

THE CLASH

Os CLASH formaram-se em Londres em 1976 por Joe StrummerMick Jones Paul Simonon, ambos originários de Brixton, uma zona de constantes confrontos raciais e efervescência social, a estes juntou-se Terry Chimes na bateria.
Surgiram no auge do movimento punk onde já pontificavam com êxito os Sex Pistols, Ramones, Hot Rods ou Damned.  Apresentaram-se oficialmente em Sheffield em Junho de 1976 e lançaram o seu primeiro LP em Abril de 1977, The Clash, que ao fim de 2 semanas, o LP alcançava o 12.º lugar na lista de vendas do Reino Unido com cerca de 100.000 cópias vendidas.
Em 1978 os CLASH participam no concerto "Anti Nazi League Carnival" organizado pela Liga Anti-Nazismo, Joe Strummer apareceu vestido com uma t’shirt nitidamente provocatória onde se lia “Brigate Rosse” e o emblema da facção Baader-Meinhof (Facção do Exército Vermelho) estampado no centro.

Entretanto Terry Chimes abandona a banda e para baterista entra Nicky Topper Headon. Foi com esta formação que gravaram mais 5 álbuns de originais, entre eles London Calling e Combat Rock que foi editado em 1982, e que foi o último álbum e talvez o mais maduro e mais bem conseguido, nele se encontra o hit mais conhecido do público geral, Should i Stay or Should i Go.
Em 1981, os CLASH estiveram em Portugal onde deram um espectáculo no pavilhão do Dramático de Cascais,
Mais tarde, em 1985 editaram ainda mais um álbum, Cut the Crap, mas da formação original já só existiam Joe Strummer Paul Simonon.
Ao contrário de muitas outras bandas do universo “punk-rock” os CLASH eram uma banda bastante politizada, e tiveram um enorme contributo na consciencialização do "movimento punk”. Enquanto o punk anárquico e dominante na altura queria simplesmente destruir o status quo, os CLASH ofereciam uma outra visão e propunham uma nova ordem ao invés de simplesmente destruí-la. Adicionaram à agressividade da sua música uma mensagem de justiça social, anti-racismo, anti-violência gratuita, anti-droga, e combate ao estado de passividade evidenciado pela sociedade civil. 

Joe Strummer, figura carismático da banda, morreu de ataque cardíaco no dia 22 de Dezembro de 2002 com 50 anos.








1 comentário:

  1. Muito bom o seu blog, é diversificado, bem informativo e de visual ótimo.

    Parabéns!!!

    ResponderEliminar