quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ARTE DO ORIGAMI

Origami (de oru que significa "dobragem", e kami "papel") é a arte tradicional japonesa de dobragem de papel. O objectivo desta arte é a de criar a representação de um objecto utilizando dobragens geométricas ou amarrotado, preferencialmente sem cortar o papel ou uso de cola, numa única folha de papel.
Há muita especulação sobre a origem do origami mas, é justo dizer que o seu maior desenvolvimento ocorreu no Japão, havendo também uma forte tradição na China, Alemanha e Espanha, entre muitos outros países.
O origami ocupou um lugar importante na história Japonesa ao fazer parte de algumas tradições com um significado profundo nessa cultura. Os Samurais adornavam pequenas ofertas com pequenas tiras de papel para desejar boa sorte e, nos casamentos, o noivo e noiva são representados através de borboletas de papel em origami.
Nos anos sessenta a arte do Origami começou a espalhar-se, primeiro através de origami modular e depois através de vários movimentos, incluindo o kirigami - a arte de cortar papel.
Actualmente, o Origami é um movimento internacional. É este o caso do turco Emre Ayaroğlu e dos seus surpreendentes trabalhos. Fiquem com alguns exemplos...












Sem comentários:

Enviar um comentário