quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SKA-P "ANARQUISTAS MADRILENOS"


Uma banda formada por anarquistas madrilenos é actualmente, por incrível que pareça, um dos maiores sucessos entre os jovens na Europa. Os punks do SKA-P são extremamente politizados, de opiniões radicais e, ao mesmo tempo, um dos maiores sucessos dos anos 1990 e 2000.
Formada em 1994, a banda começou a carreira fugaz em concertos no bairro de Vallecas, em Madrid. As suas canções marcadas pelo inconformismo e críticas ao capitalismo, o racismo, a xenofobia e o fascismo levam a lembrar, em alguns momentos, grandes bandas de ska como The Specials, que nos anos 1970 abria os shows do mítico The Clash.
Mas o sucesso dos espanhóis veio mesmo quando o grupo passou a defender nas suas músicas a legalização da “maconha”. Em poucos anos já eram famosos na Espanha, no México e na América do Sul, principalmente na Argentina. Na Europa, a banda já faz parte hoje do imaginário de toda uma geração.Em Fevereiro de 2005 a banda anunciou que faria uma pausa para que os integrantes pudessem se dedicar a outros projectos. A torné de despedida da banda terminou em Outubro do mesmo ano na cidade de Buenos Aires, Argentina. Em Abril de 2008 a banda reuniu-se novamente e lançou o seu sétimo álbum. Em Setembro de 2009,estiveram pela 1ª vez em Portugal na Festa do Avante.

Sem comentários:

Enviar um comentário