quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

DIA DE REIS



Todos os anos os povos latinos revivem as tradições do Natal com árvores decoradas, presentes, Missa do Galo e a adoração dos Reis Magos, presentes na singeleza do presépio. Essa representação do Natal, o presépio, foi criado por São Francisco de Assis no século XIII. Também os apócrifos revelam detalhes da cena em que os Reis Magos estão diante do Menino Jesus. Os textos apócrifos são obras dos séculos II e III da era cristã que preenchem lacunas sobre a vida de Jesus e de outros personagens importantes do Novo Testamento.
Mas o que representam esses Reis Magos na cena do presépio? Conforme conta a história, teria ocorrido uma revelação interior a Melquior (ou Belchior), Baltazar e Gaspar, através de um anjo, que fez com que os Reis descobrissem a relação entre a estrela-guia e o Messias, chamado Jesus. Melquior era rei da Pérsia; Baltazar, da Índia; e Gaspar reinava num país árabe.
Após o aviso do anjo, caminharam, por nove meses, até Belém. Dar presentes era um costume oriental, assim, os Reis Magos ofereceram a Jesus ouro, incenso e mirra. O incenso simbolizava a sua essência divina, o ouro lembrava a sua realeza, a mirra reportava-se à essência humana. Ademais, tais produtos expressavam as idades do homem: a juventude e a fecundidade do trabalhador, a maturidade e firmeza do guerreiro, a experiência e sabedoria do sacerdote.
O mais jovem dos três reis, ao ver o Menino Jesus, reparou que ele tinha a sua própria idade e aparência. O mesmo ocorreu com o rei de meia-idade e com o mais velho deles. Ao estarem os três diante do bebé, viram que Jesus assumiu a aparência da idade que tinha, isto é, de uma criança de 13 dias que aceitou os três presentes que lhe foram oferecidos. Ele era Rei terreno, era Eterno, era Deus. Os Reis Magos ouviram um anjo, em sonho, para que retornassem à suas nações, de tal maneira que descartassem Jerusalém e Jericó de suas rotas, caso contrário, o Menino Jesus poderia ser morto pelo rei Herodes.
Novamente, uma estrela os guiou e esse caminho pode ter sido pelo rio Jordão ou um desvio para o sul, através de Berseba, actualmente roteiro para Meca no território de Moab e Mar Morto. Dizem que depois do retorno, os Reis Magos foram baptizados através de São Tomás e trabalharam para a propagação da fé em Cristo. No século IV, as Igrejas do Oriente celebravam, a 6 de Janeiro, a festa do nascimento de Cristo, a Adoração dos Magos, enquanto que no Ocidente, o Nascimento era celebrado a 25 de Dezembro. Posteriormente, ambas passaram a celebrar as duas datas: 25 de Dezembro, a Natividade; e 6 de Janeiro, o Dia dos Reis Magos.

Saiba Mais

Sem comentários:

Enviar um comentário