«Desde os 18 centímetros do avançado Christian aos 35 de
Worth ou Maggy Rouff, a guerra entre as saias compridas e as saias curtas
apenas começou».
Nos anos quarenta do século passado, Paris era a capital da Moda.
Estilistas como Coco Chanel e Christian Dior ou casas ligadas à
moda como a Worth e a Maggy Rouff, fundadas respectivamente por Charles
Frédéric Worth e Maggy Besançon de Wagner, apresentavam novos modelos que se
diferenciavam, entre outros aspectos, pelo comprimento e a largura das saias.
Contrariando a moda prática de Chanel, basicamente composta por saias amplas
quase até os tornozelos e cinturas bem marcadas, Christian Dior apresenta, em
1947, a sua primeira colecção constituída por saias rodadas e compridas,
cintura fina, luvas e sapatos de saltos altos. A mulher voltava a ser feminina
e elegante. Esta moda, designada "New Look", tinha por principal
modelo o "tailleur Bar", cuja imagem se apresenta à esquerda, e que
era constituído por um casaquinho de seda bege cingido na cintura e uma ampla
saia preta plissada quase na altura dos tornozelos. Luvas, sapatos de saltos
altos e chapéu completavam este figurino que haveria de definir o padrão dos
anos 50.
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